top of page

Dra. Célia Fonseca

CRP  01/25671

WhatsApp Image 2023-05-18 at 17.12.26.jpeg

Atendimento adultos, adolescentes
e casais

Presencial e Online

Bacharelado pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB
Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG

Instituto de Pós-graduação e Graduação, Brasília.
Pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental - PUC-PR

Demandas especializadas:

Mediação dos conflitos conjugais
Demandas relacionadas a ruídos na comunicação,
Quebra de expectativas ou expectativas elevadas,
Baixa tolerância à frustração,
Ciúmes patológicos,
Transtornos do impulso (Problemas de autocontrole das emoções e do
comportamento)
Transtornos de ansiedade e depressão,
Síndrome do ninho vazio, luto prolongado
Mudança de hábitos

A história por trás da Célia Fonseca

Minha história com a Psicologia foi amor à primeira vista. Ainda na adolescência, tomada por todos os conflitos, próprios da idade, resolvi que era urgente procurar a ajuda de alguém que pudesse entender minha solidão e não pertencimento, sem me julgar ou achar que era frescura. O fato é que a tristeza surgia do nada, sem explicação, levando toda a minha energia…  foi assim, conversando com uma psicóloga, que conheci algumas partes ocultas de mim mesma, fraquezas e forças necessárias para lidar com minhas questões vivenciais. 


Algum tempo depois, antes mesmo de entrar para a faculdade, conheci meu atual marido e decidimos nos casar, tivemos dois filhos e me dediquei exclusivamente ao papel de mãe por algum tempo. 


Nesse caminho, me deparei com o jornalismo, outra paixão que me arrebatou. Por isso foi impossível escapar, então, me graduei jornalista, escrevi um livro sobre surdez “O Som dos Sinais”, e me especializei em Assessoria de Comunicação. Entrei no mestrado de cultura contemporânea da UFMT, mas logo precisei me mudar para Brasília e desistir desse projeto.


Desde o início dessa trajetória, já se passaram quase 30 anos, os filhos cresceram, são adultos e independentes. Percebi que chegou o momento de olhar de novo para os velhos sonhos e tirá-los do campo da imaginação. Aqui em Brasília conheci a Psicologia e achei aquilo que me completava. Gostei de cada etapa do curso, trabalhei com Psicoterapia para idosos, família, casais e grupos terapêuticos para os pais das crianças atendidas no CENFOR. Ainda durante o curso fiz a pós graduação em Avaliação Psicológica pelo IPOG e não parei mais, atualmente estou me especializando na minha abordagem - a Terapia Cognitivo Comportamental - TCC e já penso em fazer Neuropsicologia no próximo ano. A cada dia que passa me sinto mais vinculada a essa profissão linda, que acolhe e dá suporte emocional ao outro, ajudando no autoconhecimento e identificação dos próprios recursos.

bottom of page