Dr. João Milton Tavares

CRP 01/19566
Abordagem: Psicanálise

WhatsApp Image 2021-11-23 at 11.15.05.jpeg

Atendimento adulto, adolescente e casais

Graduação em Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura - Universidade de Brasília (UnB)

 

Estágio doutoral na The State University of New York at Buffalo (EUA)

 

Mestrado em Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM)

 

Especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional - Faculdade Cidade Verde, FCV, Maringá, Brasil

Demandas especializadas:

Transtornos de Ansiedade

Transtornos Depressivos

Transtornos Somatoformes

Síndrome do Pânico

Angústia

Luto

Sexualidade

A história por trás do João Tavares

Sempre fui muito curioso e eclético, gostava tanto de programação de computadores, literatura e psicologia. Esse modo de ser e estar no mundo contribuiu muito para a minha formação, pois, percebi que o meu real interesse por trás da minha curiosidade é conseguir entender e ajudar as pessoas e a sociedade de modo geral.

Assim que me formei em psicologia, fui trabalhar com avaliação psicológica com foco para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Trabalhei por três anos na avaliação psicológica o que me auxiliou muito na minha atuação como psicólogo clínico cuja prática iniciei em paralelo com a minha atuação na área de avaliação psicológica.

 

Mudei-me para Brasília no ano de 2014 quando tive a oportunidade de trabalhar durante 4 anos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi um período de grande aprendizagem, em que fiz bons amigos, e tive a experiência de entender um pouco a máquina pública, tanto em sua função quanto as pessoas que a formam.

 

Após este período retomei minha atuação na clínica psicológica, atuando, desde o início da minha prática orientada pela psicanálise, atendendo adolescentes e adultos com as mais diversas queixas. A minha prática clínica sempre foi fundamentada em um longo período de formação, de estudos ininterruptos, desde 2006, primeiro ano da faculdade, até a presente data, com a finalização e defesa do doutorado.

 

A psicologia sempre dividiu meu interesse junto a literatura, decidi por uma formação formal pela primeira, mas nunca abandonei a literatura de fato. Foi este interesse mútuo que me conduziu ao mestrado, onde tive a oportunidade de investigar a conjunção existente entre esses dois universos: a literatura e a psicologia. Compreendendo a literatura como um recurso em que os poetas depositam nas mais remotas histórias as angustias humanas.

 

Seguindo este traçado, ingressei no curso de doutorado dentro do programa de Psicologia Clínica e Cultura da UnB. Tive a oportunidade de passar 7 meses do meu doutorado na The State University of New York at Buffalo, nos Estados Unidos, em uma cidade chamada Buffalo, na divisa com o Canadá. Nesta última etapa da minha formação, estudei como a narrativa clínica é construída feito uma literatura, reconhecendo a importância da história e da memória. A clínica psicanalítica perpassa pelo manejo daquilo que nos pertence, mas, devido as dinâmicas da vida, mal nos damos conta. A clínica psicanalítica visa lidar com o sujeito em sofrimento, em menor ou maior grau, compreender suas origens de modo que possamos lidar com este sofrimento, levando a uma vida com sentido e propósito.